Como usar o 13º salário de forma eficiente e consciente

A GEBSAPrev conversou com Melissa Nunes, especialista de investimentos e analista CNPI, que gerencia o perfil no Instagram @financascommel, além de produzir conteúdo para o iDinheiro e prestar suporte educacional para o curso Minha Carteira Número 1, da Me Poupe!, e listou algumas dicas de como usar o 13º salário de forma inteligente.

Se tiver dívidas, use o benefício para quitá-las

Em caso de dívidas, é sempre interessante priorizar o pagamento delas para evitar o acúmulo de juros. Com o 13º salário, você pode negociar um desconto caso o valor do benefício seja suficiente para quitar o saldo devedor. No próprio site da Serasa, é possível fazer esse tipo de negociação, às vezes, com descontos muito atraentes. Outra dica é usar o 13º salário para adiantar alguma parcela, por exemplo, de um financiamento imobiliário. No caso da tabela SAC – sistema de amortização –, os juros incidem sempre sobre o saldo devedor. Logo, ao adiantar parcelas, você diminui o que está devendo, o que resulta em menos juros. 

Não tenho dívidas, vou usar o dinheiro para comprar os presentes de Natal ou para as festas de fim de ano

Antes de ir às compras, Melissa indica a seguinte reflexão: você já possui uma reserva para emergências? Se não, a melhor opção é guardar o 13º salário para eventuais gastos que saiam do orçamento mensal. Caso essa reserva financeira já exista, as compras de fim de ano são uma opção. De qualquer forma, é importante manter o bom senso e não gastar além do que se tem em mãos para não carregar dívidas e outras parcelas para o próximo ano. 

Outra dica valiosa para quem está no azul, é investir o 13º salário

Investir é uma forma de priorizar o futuro em vez do presente. Claro que é importante usar o dinheiro para o presente por meio do lazer, já que a vida não é só pagar contas. Mas investir para o futuro pode ser muito benéfico, pois colocamos o dinheiro para trabalhar e render enquanto seguimos com as atividades diárias. Assim, lá na frente, você pode usar esse dinheiro para comprar algo, fazer uma viagem e até complementar a aposentadoria. Hoje em dia é possível investir qualquer valor, desde 1 real até alguns milhares. Por isso, não importa se vai sobrar pouco do 13º salário, sempre vale a pena guardar uma parte para objetivos futuros. 

FAÇA UMA CONTRIBUIÇÃO ESPORÁDICA NA GEBSAPrev

Como a Melissa indicou, você pode usar todo o valor do 13º salário ou parte dele para investir. Na GEBSAPrev, é possível fazer uma contribuição esporádica tanto no plano GEBSA-PREV quanto no GE Energia. Além de aumentar a reserva futura, você pode pagar menos imposto de renda no presente, pois quem investe em planos de previdência privada se beneficia do incentivo fiscal. A redução no IR pode chegar ao máximo 12%, caso você preencha o modelo completo de declaração. O prazo para se beneficiar deste incentivo é até o fim de dezembro. 

Veja como acessar o Simulador de Benefício Fiscal na Área do Participante da GEBSAPrev e calcule o quanto pode economizar em imposto de renda.

Para garantir a dedução no imposto de renda, você precisa fazer a contribuição esporádica até 30 de dezembro.

O que não fazer com o 13º salário

Se possível, não faça dívidas! É claro que há várias possibilidades de usos para o benefício. Enquanto algumas pessoas vão utilizar para comprar presentes de Natal, outras vão usar o 13º salário para compras básicas, pagar parcelas e afins. Por isso, depende da realidade de cada um, mas, se está tudo sob controle e você não tem urgência para utilizar essa verba, evite se comprometer com novas pendências.

Sempre é hora para começar a organizar as finanças

Ter disciplina com o dinheiro é bastante desafiador, especialmente para quem não foi educado financeiramente desde a infância ou sofre de alguma compulsão de consumo. Mas esse é um hábito que pode ser desenvolvido e a chegada do 13º é uma ótima chance para começar, justamente porque ele representa, para muitos, uma folga no orçamento. O benefício é uma oportunidade para se reorganizar financeiramente e começar o novo ano com o pé direito.

Para quem tem dificuldade de poupar, vale a pena passar longe de lojas, sites durante a Black Friday e nas promoções natalinas. Quando somos bombardeados pelo marketing de consumo, o autocontrole se torna muito mais difícil. Portanto, se você não tem planos de gastar nessa época, evite qualquer contato com situações desse tipo.

Para quem deseja fazer alguma compra específica e vai usar o 13º salário para isso, cuidado com os gastos por impulso, isto é, aqueles que não estão nos planos. Não é porque você tem dinheiro que precisa gastá-lo. O ideal é que faça um planejamento de compra, compare preços e vá direto ao ponto, sem ficar ‘zanzando’ pelas lojas e sites. No fim das contas, manter o foco vai ser recompensador.


Publicado em: 29 de Novembro de 2021
Voltar