Políticas de Investimento 2026!O que é uma Política de Investimentos?
A Política de Investimentos é um documento que orienta as decisões das aplicações dos investimentos dos planos de previdência da GEBSAPrev. A elaboração da Política é tão importante que está prevista em lei, a Resolução CMN 4.994/2022, e foi instituída pelo Conselho Monetário Nacional para que gestores de planos oferecidos por Entidades Fechadas de Previdência Complementar, como é o caso da GEBSAPrev, possam atuar de forma transparente, gerando mais segurança e confiança nas estratégias e decisões tomadas referente a aplicação dos recursos de cada plano de benefício administrados.
Nesse sentido, a Política de Investimentos deve seguir alguns critérios:
- Estabelecer as principais responsabilidades dos agentes envolvidos.
- Identificar a estrutura de investimentos compatível com os objetivos de retorno.
- Identificar uma estrutura de gestão de risco aplicável ao modelo de investimentos.
- Atribuir a responsabilidade de monitoramento e de reportar resultados.
Desta forma a Política de Investimentos apresenta os objetivos do plano, à definição de cada perfil de investimento, às diretrizes para alocação do dinheiro, às metodologias adotadas de avaliação dos investimentos e gestores, os riscos existentes e o sistema de governança.
Como é definida uma Política de Investimentos
A definição da Política de Investimentos começa com a estruturação de análises diversas pela consultoria de investimentos da GEBSAPrev, que vão desde os objetivos da Entidade, expectativas de evolução fiscal, mudanças regulatórias até as condições macroeconômicas, fatores de risco de mercado, classes de ativos existentes e o risco de cada uma, entre tantas outras variáveis.
Essas análises são compartilhadas com a Diretoria-Executiva e Comitê de Investimentos, órgão responsável por recomendar, avaliar e monitorar a aplicação dos recursos da GEBSAPrev. Juntos, Diretoria-Executiva, Comitê de Investimentos e consultoria parceira estruturam a Política de Investimentos de cada plano administrado.
Depois a Política de Investimentos é apresentada para aprovação pelo Conselho Deliberativo, que é o órgão máximo de administração da Entidade, responsável por analisar e aprovar os principais assuntos ligados à estratégia de atuação. Após a aprovação pelo Conselho Deliberativo, a Política é divulgada para todos os participantes.
A Política de Investimentos deve ser revisitada pelo menos uma vez ao ano para que a Diretoria-Executiva, Comitê de Investimentos e a consultoria de investimentos avaliem a manutenção ou revisão das estratégias de investimentos para os planos administrados.
Para que serve uma Política de Investimentos
A Política de Investimentos é um documento muito importante para o participante, tanto para tomar uma decisão de investimento quanto para garantir os seus direitos.
Na Política, como mencionado, são incluídos os objetivos do plano, à definição de cada perfil de investimento, às diretrizes para alocação do dinheiro, as classes de ativos a serem investidas, os limites de concentração por classe de ativos, entre outros detalhes.
Políticas de Investimentos da GEBSAPrev
A GEBSAPrev possui 4 Políticas de Investimentos que estão disponíveis para consulta. Esperamos que, ao entender o que é, como é definida e para que serve uma Política de Investimentos você possa gerenciar melhor seus investimentos.
Plano GEBSA-PREV
Plano GE Energia
Plano GE Aviation
GEBSAPrev PGA – Plano de Gestão Administrativa da Entidade
Fique por dentro da estratégia dos seus investimentos. Ano novo, novos hábitos para investir!
Publicado em: 02 de Fevereiro de 2026
Voltar